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X.WED3 vs Aventuro PRO Carbon

Na primavera de 2024 chegou ao mercado as novas versões do capacete de aventura mais vendido e utilizado no mundo. É inegável! Seja na Europa, Ásia, EUA, África e até na distante Austrália, basta participar num evento de aventura / turismo ou em vídeos de Youtube de participação em eventos, rallies, navegação a roadbook ou acompanhar os mais inspiradores viajantes... a utilização “deste” capacete é quase sempre um fator comum.

Mas que raio tem então de especial este capacete? Bom, para melhor encontrarmos essa resposta, temos de recuar a 2014/2015.

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De uma forma muito sucinta, a Touratech idealizou um capacete de aventura, que fosse leve, arejado e que permitisse a sua utilização tanto num ambiente de viagem como de off-road, esse era o maior foco. No entanto, a Touratech desenha e produz muita coisa mas não é nem tem o know-how de um fabricante de capacetes. Foi aí, que encontrou a NEXX em Portugal e que procurava também conseguir entrar num mercado novo em ascensão e foi então que dessa joint-venture nasce o Touratech Aventuro Carbon e o NEXX X.D1.

Durante largos anos, partilhando o mesmo desenho de calota, e apesar das constantes evoluções e desenvolvimento, algumas características separavam as duas versões. O Aventuro da Touratech sempre foi pensado como um capacete em carbono, para ser mais leve, fresco e procurar um posicionamento high-end pela sua calota em carbono.

Por outro lado, com o NEXX X.D1 / WED/2 a marca procura trazer mais soluções na versatilidade da utilização que tanto ia do conforto do dia-a-dia, com a inclusão de uma viseira interior escurecida, como também tornava o capacete mais apetecível no que ao preço diz respeito pelo facto de ser um capacete todo ele em tricompósito e que pelos matérias e processo de fabrica permite um preço mais baixo vs o seu “irmão gémeo” em carbono. Sempre existiu esse mito, sobre a diferença de preço, por ter um “logo da Touratech” que seria a razão para ser mais caro, etc... os capacetes, por muito parecidos que fossem, eram bem diferentes. E essas diferenças posicionam os capacetes para utilizadores diferentes, para exigências diferentes e até no preço também eram diferentes.

Voamos agora de 2015 para 2024. Muita evolução partilhada existiu nestes capacetes, novas versões, novos upgrades, novas ideias e eis que surge também uma nova norma para que os capacetes na Europa sejam mais seguros. Convém pensarmos que a norma anterior era das mais “ligeiras” pelo mundo fora.

 

Hoje, temos então a chegada de um novo capacete partilhado entre as marcas: Se pelo lado da Touratech temos o Aventuro PRO Carbon pelo lado da NEXX temos o X.WED3.  Vamos conhecê-los!

Touratech Aventuro Pro Carbon, principais destaques:

#Material e construção: feito de fibra de carbono x-pro para maior resistência e leveza;

#Ventilação: Possui 8 entradas de ar e quatro saídas, maximizando o fluxo de ar e mantendo a cabeça a uma temperatura fresca mesmo em situações de calor;

#Design: inclui um sistema de ventilação com controle de muito fácil acesso mesmo com luvas. A viseira é fácil de remover e tem 3 posições de fixação. Pode ser utilizado como capacete de estrada sem pala, de aventura com pala e sem viseira ou ainda de off-road com pala, mas sem viseira.

#Conforto: interior em CoolMax com almofadas de bochecha de rápida remoção em caso de acidente;

#Funcionalidades adicionais: Compatível com sistemas de intercomunicação e suportes de câmaras de ação.

#Segurança: Certificações de segurança DOT e ECE 22.06

#Preço: 699,00€

NEXX X.WED3, principais destaques:

#Material e construção: feito de fibra multicomposta X-Matrix2 ou carbono x-pro;

#Ventilação: Possui 7 entradas de ar e quatro saídas, maximizando o fluxo de ar e mantendo a cabeça a uma temperatura fresca mesmo em situações de calor;

#Design: possui viseira interior com 80% de tonalidade e a viseira é fácil de remover e tem 3 posições de fixação. Pode ser utilizado como capacete de estrada sem pala, de aventura com pala e sem viseira ou ainda de off-road com pala, mas sem viseira. Ainda, nas versões carbono tem uns bumpers laterais para proteção clavicular.

#Conforto: interior em X.MartDry anti-suor e anti-alérgico com almofadas de bochecha de rápida remoção em caso de acidente;

#Funcionalidades adicionais: Preparado para o sistema de intercomunicadores NEXX X.COM3 oferecendo uma integração perfeita.

#Segurança: Certificações de segurança DOT e ECE 22.06

#Preço: desde 460,00€ a 699,00€

Comparação final

Ventilação: ambos os capacetes tem um excelente sistema de ventilação embora o circuito de ar do Touratech Aventuro PRO Carbon beneficie de ter mais 1 entrada de ar e  não ter o sistema de viseira interior escurecida o que permite um fluxo mais 360º na circulação do ar.

Materiais: ambos utilizam fibra de carbon X-PRO carbon e a Nexx utiliza também nas versões que não são carbono a fibra X-Matrix2.

Conforto: ambos são projetados para um conforto máximo. Utilizam tecidos diferentes o que torna a sensação de conforto difícil de sugerir qual o melhor. É algo muito pessoal e será diferente para cada um de nós. No peso, sim. Há uma diferença objetiva: Carbono Touratech vs Carbono NEXX existe um ganho de 75/100gr para a Touratech. No Carbono Touratech vs X-Matrix2 Nexx a diferença é de +150gr para a NEXX.

Integração de tecnologia: maior destaque para o NEXX X.WED3 que se destaca pela integração perfeita no sistema de intercomunicação com os sistemas X.COM3 / PRO.

Preço: varia dos 460,00€ aos 699,00€. Como assim uma diferença tão díspar?

🌐 NEXX X.WED3 - X.MATRIX2 – LISO – 460€ 

🌐 NEXX X.WED3 - X.MATRIX2 – TRAILMANIA – 560€

🌐 NEXX X.WED3 – CARBON X-PRO – WILDPRO – 649€

🌐 NEXX X.WED3 – CARBON X-PRO – KEYO – 699€

🌐 NEXX X.WED3 – CARBON X-PRO – ZERO PRO – 699€

🌐 TOURATECH AVENTURO CARBON PRO – CARBON X-PRO – 699€

 

Na Longitude009 / TouratechPT sempre fizemos questão de trabalhar ambos os capacetes. Temo-los disponíveis em todas as cores e tamanhos precisamente para que se possam testar e encontrar a melhor solução de acordo com as necessidades especificas de cada um. Estaremos ao dispor para esclarecer estas ou outras dúvidas que surjam.

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