Ao longo da sua evolução enquanto empresa, a Touratech tem vindo a expandir muito a sua capacidade instalada. Sempre, na pequena vila de Niedereschach – Alemanha onde teve a sua origem.
No final da última década, a Touratech passou por uma grande reestruturação e conta hoje com mais de 3.000m2 onde são produzidos os seus artigos como as crashbars, as malas Zega e tantos outros artigos da marca. Sempre focada em liderar a vanguarda do sector em termos de tecnologia e inovação.
Totalmente automatizado, combinado máquinas automáticas de laser, quinagem e punção. O mais recente investimento de 4 milhões de euros revela o desejo da marca: “Máquinas modernas permitem a produção de peças mais complexas e o que dá ao departamento de desenvolvimento liberdade extra ao projetar as suas ideias em produtos”, diz Jochen Schanz.
Inevitavelmente, o investimento traduz-se na qualidade dos artigos e significa que os compreender o valor dos artigos tendo o desejo de os adquirir. De igual forma, a capacidade instalada, oferece flexibilidade para trabalhar mais tipos de motos e artigos simultaneamente.
No entanto, não basta apenas comprar ou instalar equipamento da mais recente tecnologia. O planeamento e execução continuam dependentes de pessoas, altamente qualificadas, e com as quais foi desenvolvido um complexo sistema de planeamento e controlo da produção (PPS) que é a chave do sucesso de uma linha de produção desta dimensão.
Cumprir prazos mais curtos é a grande meta e a alocação de novas ordens entre funcionários e maquinaria é ajustada a cada turno. Os sistemas de logística e produção tem como principal orientação o fluxo de valor. “De forma simplificada, poder-se-á dizer que em vez de armazenar ou transportar o material desnecessariamente, este é imediatamente processado por forma a criar valor”.
Daí que, para a Touratech, o fator mais importante em toda a área de produção: As pessoas.
A modernização não significa que as pessoas sejam subordinadas no futuro. São cerca de 200 pessoas que trabalham nas áreas de produção (fábrica, montagem, packaging, logística) e a Touratech continua empenhada na criação de novos postos de trabalho e também de novos cargos de direcção devido à previsível evolução da sua capacidade instalada.
A qualidade final de cada producto é uma das máximas preocupações da marca. Foi esse o ponto de partida para que a marca criasse um departamento para a gestão da qualidade e que se foca também na prevenção de erros. Mesmo em etapas de menor risco. Além disso, a intensiva e continua formação e partilha de conhecimento/best pratices são essenciais
À parte daquilo que é a raiz do negócio de produção industrial da Touratech, o equipamento OEM(Original Equipment Manufacturer) tem conquistado cada vez mais espaço na capacidade produtiva da marca. Hoje, representa mais de 30% / ano.
E o que é o OEM? Os principais fabricantes de motos produzem isso mesmo: motos. No entanto, o acessório, muitas vezes com a “marca própria”, vem de marcas especialistas. É o caso de marcas como a BMW, KTM, Ducati e outras. “Obviamente que o nível de exigência destas marcas obriga a que o seu fornecedor esteja sempre na vanguarda da tecnologia, o que se reflecte não só na qualidade dos artigos mas também na capacidade de inovar e trazer novas soluções bem como ainda ser competitivo em termos de preço”., explica Jochen Schanz.
O futuro 4.0 está aí ao virar da esquina, diz-nos o brilho nos olhos de Jochen Schanz.
A tecnologia continua a evoluir cada vez mais depressa e a Touratech está a preparar este cenário para o tornar real. Num futuro próximo, as máquinas comunicarão entre si, os níveis de stock são reconciliados automática com o sistema de gestão de stock, as máquinas vão trazer um novo nível de informação em tempo real, estados de processamentos e por fim... passará a ser legível toda a história de cada produto.
Apesar de recente a última expansão, mudanças revolucionárias estão ao virar da esquina. Palavra-chave: Indústria 4.0.
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