Em termos de motor, é equipada com um motor boxer de 1.300cc que debitará um total de 145cv. Mais potente e numa moto mais leve que a sua antecessora, promete um desempenho superior tanto em estrada quanto fora dela.
A tecnologia e eletrónica é uma das áreas em destaque. Vários modos de condução (Rain, Road, Enduro e novo modo ECO) que combinado com a tecnologia shiftcam tem por objetivo maximizar a eficiência no consumo de combustível. Existe ainda a opç\ao de adicionar mais três modos através do pacote Riding Modes PRO: Dynamic, Dynamic Pro e Enduro Pro.
Outro destaque é ainda o sistema de velocidade cruzeiro (DDC) com função de travagem automática e ainda com recursos opcionais como o assistente de condução com a velocidade de cruzeiro activa (ACC), aviso de colisão frontal (FCW) e aviso de mudança de faixa (LCW). Ainda, destacar o Engine Drag Torque Control e novo assistente de troca automática de caixa (ASA) que eliminam a necessidade de utilizar a embraiagem manualmente proporcionado um conforto extra na hora de conduzir.
O design é das novas GS tem sido um dos destaques na história da BMW Motorrad. Sempre disruptivos, alvo de concordância e discórdia, mas há um fenómeno difícil de explicar que acaba sempre por suceder. Por mais que não se goste numa primeira impressão, rapidamente se enraíza e se torna um ícone. Estamos em crer que o mesmo sucederá com a R 1300 GS Adventure que, tão rapidamente foi alvo de memes, crítica e associações ideológicas a outros temos que nada relacionados com os motociclos, como de repente está a cair nas boas graças da comunidade motociclista e a causar furor.
A destacar um novo tanque de combustível em alumínio e com capacidade para 30 litros que oferece a capacidade de realizar grandes distâncias entre pontos de abastecimento. A moto vem equipada de série com faróis de LED de última geração incluindo também faróis auxiliares integrados que melhoram a visibilidade e segurança. Também as malas de alumínio são redesenhadas e nasce uma nova mala abandonando os antigos modelos que já vinham desde as GS / GSA AC e LC. Estas novas malas oferecem + de 73 litros de capacidade e trazem interfaces magnéticas para tomadas USB e iluminação.
Tecnologia LED em ambos os pontos de iluminação.
Novas malas de aluminio.
Crashbars inferiores OEM.
Em termos de conforto e personalização, a moto apresenta uma carenagem ajustável a vários pontos de fixação para pequenas bagagens e que aumentam em muito as opções de quem nela viajar.
Existem várias versões disponíveis que trazem níveis de equipamento diferentes: as famosas Triple Black e também GS Trophy e ainda as mais recentes versões Option 719 Karakorum. Cada uma única em características de design e funcionalidade.
Opção Base
Option 719 Karakorum
Triple Black
GS Trophy
Por fim, resta-nos concluir que estamos ansiosos que a BMW R 1300 GS Adventure chegue ao mercado para que todos os entusiastas de motos de aventura possam partir em busca de novos horizontes a bordo daquele que será seguramente o ícone de uma nova geração. Acreditamos que esta moto foi construída para ser a moto que te leva até ao fim do mundo... pelas estradas ou pistas que cada um desejar e escolher.
Seguramente na Longitude 009 / Touratech PT vamos contar com uma vasta e completa gama de acessórios para a nova BMW R 1300 GS Adventure. Não só, porque há semelhança do que acontece com a R 1300 GS, é a Touratech GMBH quem produz todos os acessórios / equipamento OEM que são fornecidos pela marca mas também porque acessórios como a bagagem, a protecção, as crashbars, vidros, iluminação e navegação são acessórios / equipamento que surgem para suprir e personalizar as diferentes necessidades de cada motociclista.
Se quiserem saber ainda mais sobre a moto, todos os detalhes, as novas dinâmicas e o feeling de quem a está a explorar ao máximo, através da BMW Motorrad e do nosso 🇵🇹 jornalista – e amigo! – Vasco Santos, sigam as redes sociais que acompanham a viagem das primeiras 3 BMW R 1300 GS Adventure que vão da 🇩🇪 Alemanhã até à 🇳🇦 Namibia para transportar e entregar os troféus aos vencedores da edição GS Trophy 2024.
NOTÍCIAS